O Teorema Katherine

IMG_8883.jpg

Já falei o tamanho do meu amor pelas obras de John Green? É incrível a forma como ele escreve, cria suas personagens tão complexas e faz você se envolver com tudo isso. Esse foi o último que faltava para eu ler de seus livros já lançados, mas John já falou que pode ter coisa boa vindo por aí, o que me deixa bem mais tranquila.

Dessa vez a história é sobre Colin Singleton, um garoto prodígio, viciado em anagramas e que acabou de terminar um relacionamento, mas não é um relacionamento qualquer, é a XIX katherine. Sim, ele já teve 19 namoradas chamadas Katherines. Só ai já dá pra ver que o garoto não é tão simples assim. Seu melhor amigo, Hassan, preocupado com a situação dele sugere que façam uma viagem sem rumo, e é em Gutshot, que Colin tem seu primeiro momento “Eureca” ao ter a ideia de criar um gráfico capaz de representar relacionamentos, mas isso não será tão fácil quanto parece.

IMG_8864.jpg

IMG_8866.jpg

Um dos fatores que faz com que eu ame as personagens criadas por John Green é a complexidade deles. Colin é um prodígio, mas não um gênio, ou seja, ele aprende rápido, mas não criou nada extraordinário. E essa é uma meta de Colin, criar algo grande que o deixe conhecido e de alguma forma ajude as pessoas. Aqui encontra-se mais uma característica forte do autor, o fato de que suas personagens lutam contra o esquecimento, e mais uma vez no livro deixa claro, que ele é inevitável. Hassan, melhor amigo de Colin, provavelmente será uma das personagens que mais irá mudar e amadurecer durante essa viagem, ele vai viver novas experiências e no fazer rir algumas vezes. Se tem algo que me encantou nele é seu bom humor, que dá certa leveza à narrativa.

Diferente de “A culpa é das estrelas”, este é narrado na terceira pessoa, o que faz com que tenhamos maior poder de visualizar os acontecimentos e as diversas personagens, no entanto não é possível conhecer tão a fundo os sentimentos delas. Além disso, a história conta com vários flaskbacks, contando a história das mais diversas Katherines e seus relacionamentos com Colin.

IMG_8872.jpg

IMG_8871.jpg

A narrativa conta com uma característica não comum em livros juvenis, que são muitas notas de rodapé, mas calma, não é como aquelas notas que fazem você perder o raciocínio da história, elas são como um complemento e não atrapalham em nada. Eu odeio notas de rodapé e posso garantir que só serviu para deixar o livro ainda mais interessante. O livro é cheio de matemática, mas fará com que até o pessoal de humanas (eu) se interessem pelo raciocínio. A matemática é bem simples e dá pra acompanhar tranquilamente sem ter que quebrar a cabeça com isso. No final ainda contém uma fórmula, mas essa aí  me deixou de cabelos em pé, pois acho que ela é apenas fictícia, já que não consegui resolvê-la de forma alguma.

Diversas mensagens são passados ao longo da leitura, como que relacionamentos são mais complexos do que parecem e que prever o futuro de alguém é impossível, pois isso depende das escolhas delas e das mudanças em suas vidas. Além disso, sair da rotina pode fazer bem, viver uma aventura pode proporcionar momento incríveis e lhe permitir autoconhecimento. Ser você mesmo, é um outro ponto marcante, é preciso ser livre para ser quem você quiser, mas não esquecer da sua essência, que é aquilo que o torna especial. E ah, sempre tem alguém por aí que fará seu coração bater mais forte, é só se permitir viver algo especial, sem medos de se ferir.

IMG_8877.jpg

IMG_8876.jpg

A leitura é bem rápida e prazerosa. É um livro que divide opiniões, mas que eu amei e recomendo demais, agora posso dizer que John Green me conquistou em todos os seus livros e espero logo novos lançamentos ansiosamente.

IMG_8885.jpg

YouTube // Facebook // Instagram // Twitter

Beijos

le assinatura certa

Anúncios

3 comentários sobre “O Teorema Katherine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s