Extraordinário

resenhaa

Não sei por onde começar essa resenha, a não ser dizendo que o livro faz juz ao nome e é simplesmente extraordinário. Fico me perguntando por que esse livro ainda não está nas escolas, pois é aquele tipo de livro que pode e deve fazer parte da formação de crianças e adolescentes. Estou muito feliz de ter lido ainda esse ano e de conseguir colocar a resenha aqui para vocês antes do ano acabar.

August, ou Auggie como é chamado por todos, nasceu com uma deformidade facial causada por uma doença genética, aos 10 anos ele irá para o colégio pela primeira vez em sua vida, já que por causa das muitas cirurgias que já fez não teve a oportunidade, além de ser uma jornada nova e um aluno novo no colégio, ele vai ter que enfrentar muito mais por causa de sua aparência. Ele vai tentar viver uma vida como qualquer menino da sua idade, ele só quer ser um menino de 10 anos e viver essa época, fanático por Star Wars e capaz de cativar muitos, ele vai se soltando durante o livro e vamos vendo o quão ele é especial, mas não digo com relação a sua aparência, mas sim pelo grande coração que tem.

foto 2

foto 3

A maioria do livro é narrado pelo próprio Auggie. Colocar a visão de uma criança  deixou o livro com uma sensibilidade enorme capaz de nos tocar. Ao mesmo tempo que conhecemos a personagem principal conhecemos também outras personagens, a autora nos dá a chance de conhecer essas personagens dando voz a elas também, ou seja, partes do livros são narradas por outas pessoas que estão ao redor, convivendo com o pequeno August. Algumas dessas pessoas o conhecem desde pequeno, outras acabaram de conhecê-lo e vemos as mais diversas reações ao conhecê-lo, em situações que não deveriam, mas acabam se tornando constrangedoras, seus pensamentos e sentimentos em relação ao Auggie.

Via sua irmã também está indo para um colégio novo para fazer o ensino médio e percebemos que ela sente falta da atenção dos pais, pois a atenção está sempre voltada para seu irmão. Summer é uma garota incrível que apesar da pouca idade tem uma maturidade muito grande e se tornou uma de minhas personagens favoritas. Além dessas, há também Jack Will, Charllote, Miranda, Julian e tantas outras personagens que fazem essa história incrível.

foto 4

foto 6

A medida que fui lendo o livro, pensava em quão absurdo eram algumas coisas, na forma que o tratavam pela sua aparência e um quote em particular me chamou muito a atenção: “Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós”. Por que a aparência é tão importante? Nós não somos nossa aparência, somos muito mais que isso, não só com o Auggie, isso acontece com muitas pessoas, todos os dias somos julgados por isso, mas afinal, nossa aparência não deveria apenas ser uma “casca”? O que realmente importa é o que está dentro de nós. Esse livro é de grande importância para o anti-bullying e a luta contra o preconceito, o vejo com uma missão enorme, humanizar mais as pessoas e conscientizá-las.

foto 5

foto 1

Há referências muito legais no livro de filmes, livros, músicas e isso apenas me deixou mais próxima da história. Essa edição está maravilhosa, cada início de capítulo é lindo com ilustrações  e o tamanho dos capítulos parecem que foram feitos para você pensar “só mais um capítulo” , claro que a escrita da R. J Palacio também foi crucial quanto a isso, pois apesar de abordar assuntos pesados, isso é feito de forma leve (mas que não tira o impacto do livro) que faz com que a leitura flua muito rápido.  Eu amei o livro e se você ainda não leu, por favor leia, esse livro é aquele que todos têm que ler!

Twitter // Facebook // Youtube // Instagram

Beijinhos

ba asssinaturacerta

 

Anúncios

2 comentários sobre “Extraordinário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s