A arte de ser normal

IMG_7875

Sem dúvidas o livro “A arte de ser normal” entrou para minha lista de melhores livros que li em 2015 e até mesmo na vida. Não é só mais um livro qualquer, mas aquele capaz de mudar a visão das pessoas sobre os transgêneros, um assunto que muitos não entendem e não procuram entender. Mas esse livro mostrou o assunto de forma tão simples e natural que ao terminar o livro você quer sair indicando para todos.

A história gira em torno de David e Leo. David tem 14 anos e um único desejo, ele quer ser menina, no entanto guarda esse segredo a sete chaves e os únicos que sabem são Essie e Felix, seus melhores amigos. No entanto, tudo muda quando ele conhece Leo, um garoto transferido de outra escola e que também guarda um segredo.

Desde o início já sabemos o segredo de David e podemos vivenciar junto dele a angústia de não poder ser quem realmente é, mesmo tendo pais que o ama muito e super compreensíveis ele ainda tem medo da não aceitação dentro de casa e também fora dela, pois ele sabe que mesmo que se seus pais o aceitem ainda existe uma sociedade que cheia de preconceitos.


IMG_7860

IMG_7869

Já o segredo do Leo vamos descobrir ao decorrer da história e não esperava o que estava vindo, por isso ao ler o segredo fiquei em choque e provavelmente uns dez minutos raciocinando o que havia acabado de ler. Leo sofrerá muito preconceito desde o início na nova escola por vir de uma outra que não contém uma boa reputação e por morar em um local que não seja burguês.

As personagens Leo e David são muito diferentes e isso é notório desde os primeiros capítulos. Leo não deixa que ninguém se aproxime dele afetivamente, por isso há anos não tem amigos, ele também é muito calado, não gosta de falar de si mesmo e sua relação em casa com a mãe não é a melhor, além disso, sonha em poder ver seu pai, que tanto exalta, desde que ele saiu de casa e nunca mais voltou . David é super alto astral, tem seus amigos ao seu lado, no entanto há momentos em que se sente triste e angustiado, ele alimenta um amor platônico por um dos caras mais gatos do colégio e tem que fazer de tudo para se manter longe de um valentão que o cerca.

IMG_7844

IMG_7841

Percebe-se que as personagens contém personalidade fortes e distintas, mas uma grande amizade nasce ao poucos e se torna cada vez mais intensa, pois juntos passarão momentos que só verdadeiros amigos são capazes de suportar. A narrativa da autora é leve e me surpreendi ao saber que é seu primeiro lançamento. O livro fará você refletir sobre diversos assuntos, entre ele os transgêneros e essa descoberta ainda na infância, o fato de os pais não quererem comprar uma boneca para um filho do sexo masculino pelo fato de não achar certo, o fato de que pesquisas apontam que existem cerca de duas crianças transgêneras em cada escola, e levar em conta a opinião de uma criança, pois ela tem capacidade de saber quem realmente é e seus gostos, por isso não devem ser reprimidas.

IMG_7857

O que falei nessa resenha não é nem um terço do que o livro leva as pessoas a refletirem, por isso, indico muitíssimo e espero que todas leiam e um dia possamos viver em um mundo sem preconceitos que as pessoas sejam livres para serem elas mesmas.

Espero que tenham gostado.

Youtube // Facebook // Instagram // Twitter

Beijos

le assinatura certa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s