Quem É Você Alasca?

IMG_6743

Se você me perguntar quem é a Alasca a minha resposta será “Eu não faço a menor ideia”, mas saiba também que eu amei isso. Passei tantas páginas com ela e não fui capaz de conhecê-la, como no próprio livro diz ela acabou se tornando um mistério. É normal amarmos conhecer as personagens, isso não é diferente comigo, eu gosto de me sentir próxima destas, de ter personagens como amigos, mesmo que eles não existam, gosto de explorar cada parte de sua personalidade, mas com Alasca foi bem diferente, eu não quero conhecê-la mais a fundo, pois isso faz parte da essência desse livro maravilhoso!

 

 

IMG_6708

IMG_6699

Miles, que ganhará o apelido de Gordo e será conhecido assim durante todo o livro, se muda para um colégio interno, Culver Creek, onde fará o ensino médio. O mesmo lugar onde seu pai se formou vai lhe mostrar muitas coisas novas, vai trazer novas amizades, como o Coronel, e experiências, mas muito além disso, vai trazer o seu primeiro amor, Alasca Young, uma garota linda, divertida, que adora aventuras, faz muitas coisas por impulso e pode ser um pouco instável também.

Um “Grande Talvez”, é isso que Miles vai em busca no novo colégio, ao contrário de Alasca é possível conhecer bem o Gordo, um menino que adora últimas palavras e que me fez ganhar um interesse por isso também. Porém as últimas palavras de Símon Bolívar são as que você vai refletir durante todo o livro e até depois, pois qual será a resposta para “Como sairei deste labirinto?” e Alasca vai nos colocar em questões muito fortes sobre isso.

“O labirinto é a vida ou a morte? Do que ele está tentando escapar – do mundo ou do fim do mundo?”

IMG_6695

IMG_6693

Existe uma trama muito intensa durante o livro, mas há também muitas cenas engraçadas, farras adolescentes e trotes. Os amigos de Miles estão sempre aprontando alguma coisa, cada dia é uma festa com cigarros, bebidas e risadas, e isso não deixa que a leitura se torne pesada. A escrita e a forma como John Green trata os assuntos e acontecimentos são muito sensíveis e de uma forma leve, mais um vez estou aqui para elogiá-lo, pois essa é uma obra que todos os adolescentes deveriam ler e que particularmente se tornou meu livro favorito do autor.

Os capítulos são divididos em um tipo de contagem regressiva, durante todo o livro você espera pelo o que acontecerá e você vai ficar sem reação quando tal coisa acontecer. Desta forma, é possível perceber claramente a separação do livro em duas partes, a primeira, com a contagem regressiva e a segunda, depois da contagem. Uma característica forte do John Green é o uso de metáforas e nesse livro não será diferente, você vai encontrar várias.

IMG_6711

O livro é muito bem escrito, é possível perceber a pesquisa que precisou ser feita para que fosse escrito, pois há muitas referências, muito conhecimento para o número de páginas. O final é sensacional e a forma como foi feita é genial, isso é tudo que posso dizer sobre o final hahah. Quero muito ler os livros e biografias citadas, pois parecem muito interessantes e acho que essa é uma forma de complementar minha leitura desse livro. É uma história que vai caminhar comigo por muito tempo, assim como muitas questões que o livro aborda.

Inspirador, capaz de quebrar o coração, arrancar lágrimas, e muitas risadas, esse é o livro “Quem é você Alasca?”. Depois de ler esse livro vocês vão querer ir atrás do seu “Grande Talvez” e descobrir  a resposta para a grande pergunta: “Como sairei deste labirinto?’

Twitter // Facebook // Youtube // Instagram

Beijinhos

ba asssinaturacerta

8 comentários sobre “Quem É Você Alasca?

Deixe um comentário

