O apanhador no campo de centeio

Apanhador Capa_6225

Acabei de ler “O apanhador no campo de centeio ( The catcher in the rye)” hoje e não poderia estar mais ansiosa para fazer essa resenha. Assim que terminei de ler esse livro me perguntei “Sobre o que esse livro fala? Qual a história que ele quer passar?”, a única coisa que sabia era que o livro é realmente muito bom, mesmo sem ter essas respostas, fazendo uma análise pela história descobri que o livro fala de muitas coisas, mas sem falar nada, sem ter uma história concreta por trás.

O livro conta sobre Holden Caulfield, um garoto de 16 anos que acaba de ser expulso pela terceira vez de um colégio, seus pais ainda não foram informados, e ele apenas irá para casa na quarta-feira, como já está expulso ele pega suas coisas e vai para New York passar os dias que faltam para quarta-feira. Holden é um garoto que se julga pegador, mesmo ainda não tendo tido relações sexual e tendo medo de perder essa inocência. Ele se julga covarde e também um grande mentiroso, odeia tudo e a todos e está sempre reclamando. Apesar dessa personalidade não tem como não se encantar com esse garoto que não larga seu chapéu de caça.

Vejo esse livro como uma crítica à sociedade americana e capitalista, Holden deixa bem claro que odeia isso ao expressar sua indignação por seu irmão, que é escritor, ir para Hollywood fazer filmes,  na palavras de Holden ele foi se prostituir em Hollywood.  Ele não tem amigos, porém está sempre com alguém, nesses dias que fica vagando por New York ele procura várias pessoas, como professores, antigos colegas de classe, garotas e sua irmã mais nova.

Holden claramente não se encaixa nessa sociedade e isso fica ainda mais claro na conversa com sua irmã em que ele revela não se encaixar nos padrões que a sociedade lhe cobra e diz se ver como “O apanhador no campo de centeio”. Com cada personagem que ele vai se encontrando é possível ver uma crítica que o autor faz à sociedade. Com uma linguagem muito informal, o livro mantém o mesmo ritmo do início ao fim, não há aquele grande acontecimento que geralmente você espera de um livro, ao terminar de ler esse livro cheguei à conclusão que o livro todo é um grande acontecimento, por isso não há um momento específico.

Muito citado por outros autores, é considerado um livro polêmico pelo fato de ser um livro que está ligado a algumas mortes como do John Lennon. Mesmo com esses julgamentos, penso que é o típico livro que todo jovem deve ler, pois aborda assuntos extremamente importantes e que não deixam de ser atuais.

Xoxo

barr

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s