Músicas que combinam com livros

Eu e a Letícia ficamos a semana inteira fazendo esse post, pois ele é realmente mais trabalhoso, porém valeu muito a pena. Esse post se trata basicamente de músicas que combinam com livros, ou seja, músicas que tem tudo a ver com o enredo, as personagens, o que o livro quer passar. Encontrar a música certa para cada livro não foi fácil, pois queríamos que fossem músicas que gostamos assim como os livros.  Separamos 6 livros e 6 músicas e espero que gostem, vamos começar?

Este post pode conter spoilers!

em chamas

1- A música “Burn” da Ellie Goulding tem TUDO a ver com o livro “Em chamas”, primeiramente o nome da música “queimar” se traduzirmos combina perfeitamente com o nome do livro. A parte da música : “Eles, eles vão nos ver do espaço sideral, o espaço sideral. Acenda. Como se fôssemos as estrelas da raça humana” me lembrou muito que Peeta e Katniss passam a ser vistos como estrelas, ser vistos em telões de toda a Panem.

Quando diz na música: “Risque o fósforo, ponha para tocar alto. Dando amor ao mundo. Vamos levantar nossas mãos, brilhando até o céu. Porque temos o fogo, fogo, fogo” me traz a lembrança que Peeta e Katiniss passam uma mensagem de apaixonados, quando estão desfilando eles dão as mãos e as erguem, e é naquele momento que você vê que eles estão em chamas, eles têm o fogo!

“Podemos acender, acender, acender. De modo que eles não possam apagar, apagar, apagar” quando diz isso na música o que me passa pela cabeça é que com aquele especial de Jogos Vorazes foi criada uma revolução e a guerra finalmente começa, pois eles criam um fogo de modo que a Capital não possa apagar.

ladobom

2- Como não lembrar do Pat e da Tiffany ao ouvir essa música? Apenas pelo nome da música já me lembro desses dois! Logo no início da música é dito: “De todos os loucos do mundo eu quis você. Porque eu tava cansada de ser louca assim sozinha ” , de certa forma acho que essas duas personagens se completam e quando se juntam é como se não faltasse mais nada, e pelo o que vi no livro ninguém os entendia, o que não fazia bem para eles, então é como se eles se escolhessem para assim não serem loucos sozinhos.

“De todos os loucos do mundo eu quis você. Porque a sua loucura parece um pouco com a minha”, no livro você percebe claramente como Pat e Tiffany são parecidos, como a “loucura” dos dois é parecida.

culpaestrelas

3- Amo essa música e quando prestei atenção na letra percebi o quanto dá certo com o livro “A culpa é das estrelas”. Na música diz: “Não desistirei de nós. Mesmo que os céus fiquem violentos. Estou lhe dando todo meu amor. Ainda olho para cima” , é como ouvir Hazel e Gus dizendo um ao outro essas palavras, pois acho que o livro passa essa mensagem, eles não vão desistir , e mesmo quando estão doentes eles estão ali dando suporte e amor um ao outro.

Quando a música diz: “Não quero ser alguém que vai embora facilmente. Estou aqui para ficar e fazer a diferença que posso fazer”, é como se  ouvisse Gus dizendo que tem medo de ser esquecido, ele quer fazer a diferença, não quer ser esquecido como tantos outros. “Não desistirei de nós. Deus sabe que sou forte, ele sabe”, essa parte poderia remeter à doença de ambos e como lutam contra, para sobreviver.

amorrecordar

4- AMO o Phillip Phillips, aqui no blog tem até um post inteirinho sobre ele.  A primeira música que fez com que eu me apaixonasse por ele foi Gone Gone Gone e não poderia ficar mais feliz quando percebi que a música dava certinha com o livro “Um amor para recordar” .  Na parte da música: “Quando os inimigos estiverem à sua porta. Levarei você para longe da guerra” , vejo o inimigo como a doença da Jammie  e com o amor do Landon, Jamie acaba se esquecendo um pouco de sua doença, é levada para longe da guerra que enfrenta diariamente .

“Se você precisar de ajuda, se você precisar de ajuda. Sua esperança pendurada por um fio. Compartilharei do seu sofrimento. Para fazer você ficar bem, para fazer você ficar bem”, ao decorrer do livro Ladon fica ao lado de Jamie, e mesmo quando ela já não tem esperança e está sofrendo, ele está ali compartilhando desse sofrimento. Quando na música diz: “Quando você cair como uma estátua. Estarei lá para segurar você”, não tem como não lembrar que de fato Ladon esteve ali. “E muito depois de você ter partido. Amarei você até muito depois de você ter partido”, e mesmo depois de Jammie partir, Ladon ainda a ama.

vantagens cópia

5- Não poderia deixar de citar “As vantagens de ser invisível” né? Na música “Crazier” da Taylor Swift diz “Eu nunca fui com o vento. Apenas deixava fluir. Deixando isso me levar para onde quisesse ir. Até você abrir a porta. Havia muito mais. Eu nunca havia visto isso antes” Charlie passa a ver um mundo totalmente diferente, passa a ver que existe muito mais depois que conhece Sam e Patrick. Como não se lembrar de Charlie na parte da música: “Eu estava tentando voar. Mas eu não consegui achar asas. Mas você chegou. E você mudou tudo”, ele finalmente consegue suas asas, ele se sente infinito!

“Eu vi você à distância de mim. Fez sua própria vida. Todo o céu tinha o seu tom de azul. E eu quero saber. Como é sentir isso. Você fez isso tão real”, durante o livro Sam constrói sua vida, sua ida para a faculdade, ela se diz feliz com seu namorado, Charlie vê um mundo muito diferente ao redor de Sam, ele quer sentir aquilo, ele quer ser infinito.

“Você me mostrou alguma coisa. Que eu não conseguia ver. Você abriu meus olhos. E me fez acreditar”, durante todo o livro Charlie aprende muito, passa por novas experiências, é como se seus amigos lhe abrissem os olhos e dissessem “Viva Charlie”, eles fizeram Charlie acreditar na amizade, que ele pode ser feliz.

umdia

6- Logo no início da  música “Gravity” é dito: “Algo sempre me trás de volta para você. Isso nunca demora muito”, e isso é justamente o que acontece com Dexter e Emma, a cada um ano, exatamente no dia 15 de julho algo faz com que se encontrem. Na parte da música “Você me segura sem o toque. Você me prende sem correntes” me lembrou o enredo em geral, pois mesmo sem correntes, mesmo sem o toque, eles estão presos um ao outro, eu diria que estão presos pelo mesmo sentimento, o amor.

“Eu vivo aqui de joelhos. Enquanto eu tento fazer você ver que. Você é tudo que eu acho. Que eu preciso aqui no chão. Mas você não é nem meu amigo e nem meu camarada. No entanto eu não pareço poder deixar você partir. A única coisa que eu ainda sei. É que você me mantém pra baixo”, no início Emma é apaixonada por Dexter, porém Dexter não sente o mesmo, ao longo do livro, eles vão criando uma amizade, Emma não quer deixar Dexter partir, porém Dexter não tem os mesmos sentimentos que ela, muitas vezes Emma se sente para baixo por causa de Dexter.

Xoxo

barr

Deixe um comentário

